Em pesquisa realizada pelo Datafolha e encomendada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi para descobrir a participação da população brasileira acima de 16 anos na internet, ficou constatado que o acesso no País é muito maior do que o detectado em investigações anteriores.
O resultado surpreende, pois 39% dos brasileiros disseram que costumam acessar a web, seja em casa, no trabalho, na casa de parentes ou amigos, ou em outros locais (instituições de ensino, lan house etc). Essa porcentagem representa 49 milhões de brasileiros acima de 16 anos. Atualmente, de acordo com o IBGE, são 127 milhões de brasileiros nessa faixa etária.
Entre os que têm mais acesso estão os jovens de 16 a 24 anos (65%), a classe AB (69%) e pessoas com ensino superior (86%). Quanto às regiões, a diferença é pequena, com o Sudeste pouco à frente, com 44 %. Empatados em segundo lugar estão Norte e Centro-Oeste, com 37 %; em terceiro, também empatados, Sul e Nordeste, com 34%.
A pesquisa revelou ainda os principais locais de acesso são públicos (lan houses, escolas, bibliotecas, instituições de ensino etc.), com 22% de participação. O acesso residencial é o praticado por 19% da amostra, seguido de casas de parentes ou amigos (16%) e trabalho (13%).
Questionados sobre o hábito de inserir conteúdo na internet, 42% declaram já ter psotado um texto, uma foto, uma música ou um filme. Na comparação entre as regiões do País, o destaque fica com o Nordeste nesse quesito, com 48% das respostas afirmativas, contra 41% tanto no Norte como no Centro-Oeste e 40% no Sul e Sudeste.
Entre os tipos de conteúdos estimulados, a maior parcela (33%) adiciona conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoas, desconhecidos e amigos. As ações com propósito de divulgar um trabalho ou contar um fato ficaram com 7% e 5% das citações, respectivamente. Essa prática é mais expressiva (41%) no segmento mais jovem, na faixa entre 16 e 24 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário